COBRAVE - Congresso Brasileiro de Veículos Elétricos

Sobre o Congresso


           O evento está estruturado para reunir diversos seguimentos da cadeia veicular eletrificada, tendo como pilares: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade.

           O tema será apresentado com exposições ao público dos mais diferentes tipos de veículos com tração elétrica e palestras técnicas agrupadas em painéis, segmentados em 8 (oito) eixos distintos:

1- Potencialidades dos minerais Lítio e Nióbio. Exploração sustentável. Oportunidade econômica para o Nióbio brasileiro.

2- Evolução tecnológica dos veículos com tração elétrica. Baterias elétricas: eficiência operacional, tempo de carregamento, vida útil, gerenciamento e monitoramento de cargas.

3- Infraestrutura e logística de recarga de baterias. Eletropostos.

4- Legislação/Normatização – ANEEL, ABNT, Distribuidoras de Energia, Prefeituras Municipais, Confea/Crea e Inmetro.

5- Apresentação de estudos, pesquisa e desenvolvimento, com o aproveitamento da segunda vida útil das baterias elétricas na Geração Distribuída (GD). Influência da eletrificação veicular na Matriz Energética e Operação do Sistema Elétrico, no longo prazo.

6- Modelos de negócios para o descomissionamento e descarte sustentável de baterias no final da vida útil. Responsabilidades solidárias com o futuro sustentável.

7- Manutenção eletromecânica da tração elétrica. Aspectos técnicos, econômicos e de segurança do trabalho.

8- Acordo de Paris - Pacto Internacional pela Redução dos Gases de Efeito Estufa. Políticas de médio e longo prazo de alguns Países para a mobilidade elétrica.

            Empresas fabricantes de veículos, baterias e eletropostos, Startups, Centros Tecnológicos, Universidades, Instituições de Ensino, Institutos de Pesquisa, Empresas do Setor Elétrico e do Complexo Metal Mecânico, Associações e Especialistas estarão juntos compartilhando conhecimento, experiências e desafios, contribuindo para um futuro mais sustentável. Da mesma forma, representação do Governo, Parlamento e Ministérios das áreas afins estarão presentes, interagindo, trazendo a visão política para a mobilidade elétrica, rumo a sustentabilidade e aderente ao Acordo de Paris.

Engº Eletric. José Antônio Latrônico Filho

Presidente do COBRAVE